7 Novembro, 2017

O alcance dos apoios do Portugal 2020

O sucesso de um negócio depende da postura dos seus responsáveis perante os desafios impostos por cada fase do ciclo de vida de uma empresa. O empresário que conhece esses desafios, consegue identificar os principais problemas a ultrapassar e definir estratégias coerentes com os objetivos definidos, mantendo a sua empresa competitiva no mercado.

Durante o ciclo de vida de uma empresa, as necessidades de investimento são diferentes e a sua identificação prévia é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer atividade.

Os fundos europeus disponibilizados pelo programa Portugal 2020 são um instrumento essencial para apoiar esses investimentos. Estão disponíveis apoios para a área operacional e produtiva das empresas, de modo a capacitá-las para o desenvolvimento de bens e serviços diferenciadores, que contemplam a aquisição de máquinas e equipamentos, a construção de edifícios ou obras de remodelação, entre outros.

O reforço das capacidades internas das empresas através da aposta em fatores dinâmicos de competitividade, como a proteção de propriedade industrial, o desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos, a distribuição e logística, a economia digital, entre outros, estão também considerados.

O apoio direto para o desenvolvimento/reforço das capacidades internas das empresas nos domínios da internacionalização e a qualificação dos recursos humanos e a sua valorização no contexto dos processos de modernização e inovação, são igualmente apostas em termos de programação do Portugal 2020.

A ligação entre as empresas e as restantes entidades do Sistema de Investigação & Inovação, que promove um aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, é outro domínio que as empresas podem ver apoiado pelos incentivos do Portugal 2020.

Em resumo, o estímulo à produção de bens e serviços transacionáveis, o incremento das exportações e a transferência de resultados do sistema científico para o tecido produtivo, são alguns dos principais objetivos das políticas a prosseguir no Portugal 2020 que devem ser também considerados para o crescimento sustentável das empresas.

O alcance dos apoios do Portugal 2020 é, assim, de tal ordem que, quando utilizados de forma consciente, após devidamente definidas estratégias de longo prazo e estruturadas as respetivas necessidades de investimento, constituem uma excelente fonte de vantagens competitivas que criam valor garantindo resultados duradouros.

O sucesso obtido pelos nossos clientes tem comprovado isso mesmo.
Fale connosco!

Artigo escrito por:

alexandra-martins


Blog
Back to top