
Mar
3 dicas que vão fortalecer o seu projeto
Uma das etapas mais preponderantes incluída na elaboração do seu projeto de investimento reside na sua fundamentação técnica.
Com efeito, quando decide concorrer a um dos Sistemas de Incentivos do Quadro Comunitário vigente – Portugal 2020 – vai ser confrontado com a tarefa de justificar a relevância do projeto para a sua Empresa. Isto inclui a sua pertinência e alinhamento, tanto com a estratégia da Empresa, como com os objetivos do Aviso.
Assim, deixamos em seguida 3 simples dicas que o vão ajudar a ter uma memória descritiva mais robusta e estruturada:
Coerência global do projeto ou “a cola que liga tudo”
O formulário de candidatura é composto por uma série de questões ou campos de fundamentação, distribuídos por diferentes secções. Geralmente obedecem a uma lógica sequencial – a 1.ª secção é sobre a Empresa e o seu enquadramento; a 2.ª secção é sobre o Projeto e o Investimento nele contido; e a 3.ª secção é sobre o Mérito do Projeto. Estas 3 secções têm um nexo de causalidade, uma lógica de continuidade que não deve ser quebrada. Assim, é importante responder, em cada campo de fundamentação, com o seguinte pensamento sempre presente: imaginar que o formulário não tem perguntas, e que ao ler apenas as respostas, o mesmo faz sentido para quem o lê. Desta forma, deve-se responder a cada questão sem nunca perder o seu sentido global. O ideal é evitar a resposta isolada, como se de um exame se tratasse. Assim, evita-se perder a “cola” que liga todo o Projeto.
Análise SWOT ou “as debilidades inteligentes”
Na 1.ª secção do Formulário é pedido que se faça a Análise SWOT da Empresa. Neste ponto, duas dimensões assumem particular importância: a das Fraquezas e a das Ameaças. É nestes campos que devemos começar a deixar bem vincada a importância do Projeto para a Empresa. A dica a ter em conta aqui é a seguinte: listar fraquezas e ameaças que venham a ser corrigidas ou atenuadas diretamente pelos investimentos previstos no projeto. Assim, se o projeto prevê a ampliação do espaço produtivo, é pertinente referir nas Fraquezas a “exiguidade das instalações”; ou, se o projeto prevê a realização de Feiras Internacionais, poderá fazer sentido referir nas Ameaças a “feroz concorrência nacional” sentida pela Empresa. Desta forma, responde-se também ao preceito enunciado na dica acima – atender sempre à “cola” que une o projeto.
Investimentos alinhados com a estratégia da Empresa ou “a delicada arte da congruência”
Na 2.ª secção do Formulário, o empresário é convidado a discorrer sobre o investimento preconizado pelo Projeto. Não existe um campo único para esta fundamentação, sendo necessário referir-se aos investimentos em diferentes pontos da secção. Deve-se ter em conta que nenhum investimento serve outro propósito que não a concretização do plano estratégico da Empresa.
Assim, a dica subjacente a este princípio é a seguinte: cada item do investimento deve ser entendido com uma peça do puzzle que, quando completo, deve refletir a imagem que a Empresa tem do seu futuro estratégico. Nenhuma peça deve ser incluída se não contribuir para esta imagem final. Assim, se uma Empresa proclama a pretensão estratégica de penetrar nos mercados do Norte de África, não deve contemplar a contratação de um gestor de mercados internacionais que não tenha o domínio da língua francesa; ou uma Empresa que tenha a visão estratégica de se revestir de elevado grau tecnológico contemplar a aquisição de equipamentos industrias que não sejam o topo do estado de arte, ou que exijam uma elevada componente manual, havendo alternativas robotizadas para o efeito.
A tarefa de fundamentar um projeto de investimento exige atenção e sensibilidade a “pequenos grandes” detalhes. Este cuidado pode fazer toda a diferença na sua análise por parte dos técnicos que o avaliam.
Na Scope Invest temos uma equipa multidisciplinar, com uma experiência transversal aos mais diversos tipos de projetos. Assessoramos na potencialização do seu projeto, nunca descurando a sua exequibilidade. Por isso assumimos o compromisso da partilha do risco, não nos limitando a fazer a sua candidatura, mas também o acompanhamento da execução do Projeto.
Contacte-nos e venha conhecer uma equipa preparada para alavancar o sucesso da sua Empresa.
Artigo escrito por: