
Nov
Investimento em tempos de crise: uma oportunidade para crescer?
A pandemia do novo coronavírus abalou a economia mundial, afetando os mercados, a confiança e o nível de investimento.
Para além do impacto na saúde e o respetivo custo em vidas humanas, a crise de saúde pública proliferou para outras dimensões, nomeadamente a económica, social e política. A pandemia materializou-se numa crise generalizada e transversal a diversos aspetos da vida diária dos cidadãos.
É sabido que em tempos de contração económica, quem tiver a oportunidade (ou a ousadia) de realizar investimentos pode obter uma vantagem em relação aos demais concorrentes, mais preocupados com a sobrevivência imediata e a gestão das contas no dia-a-dia.
Naturalmente, investidores mais experientes poderão saber navegar mais calmamente no mar de incertezas que se adivinha nos próximos tempos.
No entanto, a instabilidade sentida já fez adiar, e até cancelar, diversos projetos e investimentos. Esta situação leva a economia a retrair-se e os indicadores macroeconómicos a deteriorarem-se.
É neste contexto que a decisão de avançar ou não com projetos de investimento se reveste duma importância acrescida. Este passo poderá ser excessivamente ambicioso; ou revelar-se a melhor decisão da história de muitas empresas e investidores.
Concretizar investimentos pode significar a diferença entre alavancar o negócio ou definhar até à sua extinção.
Fundos Europeus de Apoio ao Investimento: um “game-changer” para as empresas?
Assim, a existência de fundos europeus de apoio ao investimento pode ser um verdadeiro “game-changer” para as empresas. Este fator pode fazer pender definitivamente a balança para o prato do “sim, vamos investir”!
A possibilidade de ter um subsídio, seja sob a forma reembolsável (sem juros) ou não reembolsável, que apoie diretamente estes investimentos, pode muito bem significar o incentivo que faltava a muitas empresas que hesitam e ponderam ainda sobre esta decisão.
Se a sua empresa se encontra neste ponto crítico, pesando os prós e contras de concretizar os projetos que tinha anteriormente delineado, não deixe de os fazer sem antes conhecer as condições em que pode aceder a incentivos financeiros. Estes apoios podem muito bem viabilizar o que até aqui lhe parecia pouco exequível.
Contacte-nos e fique a conhecer melhor o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva para Territórios de Baixa Densidade. Este apoio financia, entre outras despesas elegíveis, a aquisição de equipamento produtivo para o seu negócio. Poderá beneficiar de taxas de financiamento até um máximo de 75%.
Artigo escrito por:
