
Nov
Medidas de apoio ao investimento
Com a aproximação do final do ano apresentamos um conjunto de medidas do Portugal 2020 ainda em aberto durante este último trimestre. Neste breve resumo poderá encontrar a mais adequada ao investimento a realizar na sua empresa beneficiando dos apoios previstos.
Inovação Produtiva – Territórios de Baixa densidade
O Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva encontra-se em aberto até ao final do ano para os territórios de baixa densidade. Com taxas de apoio até 75% do investimento, esta medida tem como objectivo aumentar o investimento empresarial e reforçar a aposta na inovação do tecido empresarial localizado em territórios de baixa densidade.
O investimento a realizar no âmbito do projeto dever-se-á focar em maquinas e equipamentos, obras e outras construções, equipamentos informáticos e software, serviços de engenharia, patentes, entre outros.
A atual fase de candidaturas encontra-se em aberto até ao dia 31 de Dezembro de 2020.
Recursos Humanos Altamente Qualificados
Esta medida visa fomentar a contratação de recursos humanos altamente qualificados, por parte das empresas, dotados de grau académico com nível de qualificação igual ou superior ao nível 6 (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados).
São beneficiárias da medida todas as micro, pequenas e médias empresas, beneficiando de uma taxa de financiamento de 50% sob a forma de subsídio não reembolsável por um período máximo de 36 meses, para apoiar os vencimentos do recursos a contratar no âmbito do projeto.
A medida encontra-se em aberto até dia 15 de Dezembro para os territórios de baixa densidade localizados nas regiões Norte e Centro de Portugal Continental.
Programa de Apoio à Produção Nacional
O Programa de Apoio à Produção Nacional contará com uma dotação de 100 Milhões de Euros e visa cofinanciar projetos de micro e pequenas empresas nos setores da indústria e do turismo.
Este programa apoiará a realização de pequenos investimentos para a digitalização das empresas e aquisição de máquinas e equipamentos, sem que exista a necessidade de realizar novas contratações no âmbito do projeto.
Entre a tipologia de operações abrangidas pela medida encontram-se a Aquisição de máquinas e equipamentos; Serviços tecnológicos e digitais; Sistemas de qualidade e certificação nas vertentes de transição digital e transição energética. Sendo as taxas base de cofinanciamento de 50% a fundo perdido. No caso das empresas localizadas no interior do país este apoio terá uma majoração de 10 pp atingindo uma taxa de 60% a fundo perdido).
Esta medida surge no pacote de apoios previstos para fomentar a retoma económica e deverá abrir a fase de candidaturas brevemente.
Ativar.pt
Esta medida constitui um apoio financeiro para a celebração de contratos de trabalho sem termo ou por prazo igual ou superior a 12 meses com desempregados inscritos no IEFP. Os apoios variam de € 1 755,24 a € 9 741,58, em função das majorações aplicáveis à Empresa e trabalhadores a contratar.
Esta medida encontra-se em aberto até ao dia 30 de Dezembro de 2020.
Adaptar 2.0
O programa Adaptar criado em contexto da pandemia provocada pela Covid-19 terá uma 2ª fase prevista brevemente. Este programa visa apoiar medidas como reorganização e adaptação de frentes de loja; adaptação de áreas de acesso ao público; reorganização e adaptação de locais de trabalho e de layout de espaços; custos com software (software as a service), bem como inclusão ou catalogação em motores de busca.
Poderão candidatar-se à medida as PME cuja atividade se insira nos setores secundários e terciários e terá a sua fase de candidaturas em breve.
Caso pretenda saber mais detalhes relativos às medidas apresentadas ou para que possamos enquadrar os investimentos previstos na sua empresa numa destas medidas, poderá contactar-nos em comercial@scopeinvest.pt