
Mai
O que aprendemos após 14 meses de Teletrabalho
Em março de 2020, Portugal enfrentou a chegada de um novo vírus que viria a assolar o mundo. A Scope Invest, à semelhança de muitas empresas, passou a laborar em regime de teletrabalho.
Desafios
A pandemia fez com que o teletrabalho se tornasse num dos assuntos mais comentados nos dias de hoje. Durante os últimos 14 meses, os colaboradores da Scope adotaram integralmente o regime de teletrabalho, o que trouxe grandes desafios ao seu quotidiano, nomeadamente:
- Foco: Manter o foco é um dos grandes desafios quando se começa a trabalhar partir de casa. O espaço, por si só, pode trazer muitas distrações diferentes das que habitualmente existem no escritório. Filhos, animais de estimação, a televisão ou, simplesmente, algo inesperado – tudo se pode tornar uma distração. Para minimizar os focos de distração, optámos por criar espaços de trabalho em casa que se assemelhassem o mais possível ao nosso escritório.
- Produtividade: A adoção do regime de teletrabalho a tempo integral teve um impacto no trabalho e tarefas que desenvolvemos. Com tantas alterações em simultâneo, a equipa teve de desenvolver competências para adotar o melhor método de trabalho tendo em conta os desafios deste regime e também o aumento exponencial do volume de trabalho decorrente da pandemia.
- Isolamento: Manter o contacto é muito importante para manter as ligações entre equipas e colegas. Para combater o sentimento de isolamento e distanciamento do mundo e da normalidade, é vital reforçar o uso de ferramentas internas de comunicação. Embora distantes fisicamente, a nossa equipa aumentou significativamente os momentos de contactos internos, servindo-se de ferramentas de comunicação para o efeito.
- Criatividade: Quando estamos muito tempo isolados em casa, o espírito criativo pode sofrer alterações. Esta é uma característica fulcral a ter em conta na elaboração de candidaturas. A realização de brainstormings em equipa mostrou-se uma ferramenta essencial, dado que, por vezes, um olhar de fora pode desbloquear e fazer toda a diferença.
- Gestão de Tempo: Sem as rotinas habituais, como, por exemplo, as deslocações casa-trabalho, e o recurso às reuniões online levaram a que o tempo útil de trabalho aumentasse significativamente. Porém, como também se deu um aumento significativo do volume de trabalho, os colaboradores viram-se obrigados a gerir o seu tempo de forma mais eficiente e focada na otimização da produtividade interna.
Resultados
Esta tem sido a realidade dos colaboradores desde março de 2020. Durante este período, um dos pontos positivos que realçamos foi a possibilidade de melhor conciliar a vida familiar com o trabalho.
Este foi um período que se avizinhava incerto, desafiante e, de certa forma assustador, mas que trouxe muitas benesses e aprendizagens à equipa Scope. Em termos de resultados, a Scope Invest apresenta desde março de 2020:
- 55 novos clientes
- 126 candidaturas submetidas
- Taxa de Aprovação (Portugal 2020): 86,05%
- Taxa de aprovação (Benefícios Fiscais): 100%
Com estes números, conseguimos angariar para os nossos clientes um total de 13.254.979,74€.
Os resultados são fruto de toda a dedicação colocada em cada projeto pelos nossos colaboradores, sempre com o objetivo de proporcionar a cada cliente a melhor solução para o seu investimento.
Se tem em vista alguns investimentos, entre em contacto com a equipa Scope Invest. Juntos, encontraremos a melhor opção para o financiamento do seu projeto.
Artigo escrito por:
