Objetivos e Prioridades
Criação de uma rede nacional de Test Beds, através de infraestruturas que pretendem capacitar as empresas com as condições necessárias ao desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços.
O objetivo será acelerar a sua produtização, industrialização e comercialização e o seu processo de transição digital, seja via um espaço físico ou virtual, e contribuir para a aprendizagem de metodologias digitais e tecnológicas por parte das PME.
-
Beneficiários
Empresas de qualquer dimensão ou forma jurídica, dos setores público e privado.
As candidaturas podem ser apresentadas por empresas individualmente ou em consórcios.
-
Taxa de Financiamento
A taxa base de financiamento é de 50%, não reembolsável, sobre as despesas consideradas elegíveis, podendo acrescer as seguintes majorações:
– 15% para Test Beds situadas nas regiões Norte, Centro, Alentejo, R.A. Madeira e R.A. Açores
– 5% para Test Beds situadas nas restantes regiões
A Test Bed pode cobrar um preço pelos serviços que presta às PME e start-ups e, caso o serviço seja prestado com um preço abaixo do preço de mercado, a taxa de financiamento pode ter uma majoração adicional de 25%.
-
Tipologia das Operações
As candidaturas devem estar enquadradas numa das seguintes categorias de Test Beds:
> Líder – Aquelas que são operadas por empresas com práticas de inovação. Para esta categoria cada Test Bed terá de desenvolver no mínimo 40 produtos-piloto.
> Excelência – As que se caraterizam pela sua elevada capacidade de experimentação e de testagem, tendo de desenvolver no mínimo 60 produtos-piloto.
> Excelência Europa – As Test Bed Excelência poderão candidatar-se à rede europeia de Test and Experimentation Facilities (TEF), integrando um consórcio europeu, podendo ter acesso a financiamento adicional de forma a aumentar a escala de atuação da Test Bed para o nível europeu, suportado pelo Programa Europa Digital (PED). Neste caso, a Test Bed passa a integrar a categoria Test Bed Excelência Europa e deve desenvolver um mínimo de 100 produtos-piloto.