16 Dezembro, 2019

Sustentabilidade: Apoios para Eficiência Energética Empresarial

Sustentabilidade não passa apenas pela promoção de soluções ambientais, seja pela limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos facilmente esgotáveis ou ambientalmente prejudiciais, seja pela redução do volume de resíduos e de poluição. A Sustentabilidade também pode ser alcançada através da implementação de soluções que promovam Eficiência Energética e utilização de Energias Renováveis para autoconsumo nas Empresas, contribuindo, assim, para o aumento da competitividade da economia através da redução da fatura energética nacional.

Para promover a eficiência energética nas Empresas portuguesas foram recentemente lançados pelos PO Regionais, vários anúncios de candidaturas.

Algumas das tipologias de investimento passíveis de apoio, passam pela:

> Realização de auditorias energéticas (ex ante e pós ante);

> Otimização e instalação de sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos e sistemas de suporte, incluindo, a título de exemplo, centrais de ar comprimido, geradores de vapor, caldeiras, instalações frigoríficas, iluminação, entre outros;

> Intervenção a nível de promoção das energias renováveis para autoconsumo (e.g. instalação de painéis solares ou sistemas alternativos de produção de energia), desde que sejam parte de ações integradas que visem eficiência energética.

Com exceção da região de Lisboa, cuja taxa máxima de financiamento se situa nos 50%, através destes apoios, nas restantes regiões do Norte, Centro e Algarve, as Empresas poderão obter até 70% de financiamento, sob a forma de subsídio reembolsável com atribuição de incentivo não reembolsável para despesas com auditorias energéticas. Salienta-se que, de modo a premiar os projetos em função da redução de consumo de energia, poderá existir conversão parcial em fundo perdido, até um máximo de 30%, do financiamento inicialmente atribuído.

Conte com a Scope Invest para o auxiliar a avaliar atempadamente o enquadramento das suas necessidades, de modo a beneficiar destas oportunidades e alavancar os seus investimentos empresariais em eficiência energética.

Do que está à espera? Contacte-nos. 


Blog
Back to top