Portugal 2020

 

A programação do PORTUGAL 2020 surge no âmbito do ciclo de programação dos fundos estruturais para os anos 2014-2020 e engloba uma dotação orçamental global de 25 mil milhões de euros.

 

No âmbito da sua estruturação operacional em fundos de política de coesão, estão nomeadamente incluídos os programas operacionais temáticos, que irão operacionalizar as prioridades de financiamento e investimento do ciclo de programação:

 

POCI – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização

O POCI tem como objetivo contribuir para a criação de uma economia mais competitiva, baseada em atividades intensivas em conhecimento, na aposta em bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e no reforço da qualificação e da orientação exportadora das empresas portuguesas, em especial das PME, promovendo também a redução de custos associada a uma maior eficiência dos serviços públicos.

Os concursos no Domínio da Competitividade e Internacionalização, no âmbito do sistema de incentivos são Inovação Produtiva,  Empreendedorismo Qualificado e Criativo,  Internacionalização e  Qualificação de PMEs.

 

POISE – Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego

O POISE permitirá reforçar os instrumentos nacionais que permitam concretizar uma estratégia que, promova um crescimento inteligente, respondendo de forma sustentada ao desafio do emprego e da inclusão social.

As prioridades de investimento deste programa figuram em torno dos seguintes eixos:

 

POCH – Programa Operacional de Capital Humano

O POCH é um programa cujo domínio temático pretende aumentar a qualificação da população de acordo com as necessidades de mercado e em convergência com os padrões europeus, garantindo a melhoria do nível de qualidade nas qualificações obtidas, melhorando e reduzindo o abandono escolar, promovendo a igualdade, a coesão social e o desenvolvimento pessoal e da cidadania.

 

POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência na Utilização de Recursos

O POSEUR é o instrumento da Estratégia 2020 para a sustentabilidade e uso eficiente de recursos e pretende contribuir especialmente à prioridade de crescimento sustentável.

A sua intervenção abrange todo o território nacional e agrega 2.2 mil milhões de euros de financiamento comunitário.

A estratégia preconizada por este programa assenta em três pilares (eixos):

Os princípios de programação estão alinhados com o Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo, de acordo com a Estratégia Europa 2020.

 

Síntese Portugal 2020

© 2017 Scope Invest
Back to top