Jan
IRC A PAGAR: O QUE POSSO FAZER PARA REDUZIR?
2020 terminou e esta é a altura de fazer contas para encerrar o ano na sua Empresa. Uma das suas preocupações é como poderá obter a liquidez necessária na hora de entregar o IRC (Imposto sobre o Rendimento Coletivo) ao Estado, que estará a bater-lhe à porta dentro de poucos meses. Esta gestão pode ser apoiada pelos benefícios fiscais que atuam por dedução à coleta de IRC!
Durante o ano de 2020, apesar de atribulado, efetuou investimentos que certamente lhe permitem usufruir de benefícios fiscais, conduzindo consequentemente à redução do IRC que tem a pagar. Uma análise cuidada sobre este tema poderá ajudá-lo de forma imediata e a Scope Invest é a opção certa!
Senão, vejamos alguns exemplos:
Investimentos em obras, máquinas/equipamentos
Adquiriu maquinaria/equipamento para a área produtiva ou administrativa? Se for o caso poderá usufruir de 20% de incentivo com a medida Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento II (CFEI II) e deduzir até 70% da coleta de IRC, desde que o investimento tenha ocorrido após 1 de julho de 2020;
Realizou obras de ampliação e/ou melhoria das instalações fabris ou administrativas? Se este investimento, contribui para o aumento da sua capacidade instalada, pode beneficiar do Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI) com um benefício de 25% desse investimento para dedução até 50% da coleta de IRC;
Investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D)
Aprofundou conhecimento técnico sobre determinado tema onde residia problemática no setor em que se encontra? O custo da sua equipa técnica na exploração deste conhecimento pode ser apoiado até 82,5% pelo Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial II (SIFIDE II) permitindo-lhe a dedução até 100% da coleta de IRC.
Resultados positivos
Contudo, neste final de ano verificou que possui lucro, mas o investimento realizado não foi expressivo? Pode reter uma parte do lucro em reserva e usufruir até 10 ou 12% com o regime Dedução por Lucros Retidos e Reinvestidos (DLRR) e concretizar o reinvestimento desse valor cativo nos próximos 4 anos, mas deduzir já até 25 ou 50% da coleta de IRC.
Os benefícios fiscais são medidas pensadas pelo Estado que visam apoiar as Empresas que invistam em Tecnologia Produtiva, em Novas Instalações, em Investigação e Desenvolvimento (I&D), transversais a diversos setores ou específicas para determinadas atividades. O importante é que valide quais os benefícios fiscais que se aplicam à sua Empresa e que poderão ajudá-lo a obter alguma liquidez na hora de pagar IRC.
Na Scope Invest somos especialistas em benefícios fiscais e podemos orientá-lo na gestão mais adequada dos investimentos que realizou ao longo do ano de 2020. Contacte-nos! Iremos com certeza ajudá-lo.
Artigo escrito por: